sábado, 20 de outubro de 2012

A quadra de Esporte Luiz Beni Maia necessita de reformas.


A Quadra de Esporte Luiz Beni Maia, que fica localizada na Rua Benjamim Constant, que faz parte da praça no centro da cidade, vem gerando reclamações por parte da equipe de jogadores de vôlei masculino e feminino que treina diariamente em situação de desconforto por conta dos buracos e desnível por todo o local, colocando em risco a integridade física de toda a equipe de que usa a quadra para os treinos.

A quadra não da às mínimas condições para á pratica esportivas, tão pouco para outras atividades.As arquibancadas da quadra estão cheias de rachaduras e buracos. 

Segundo o jogador de vôlei Wendell Ramos Fraga. O piso também é irregular e com muitos buracos que prejudicam o desempenho de todos que utiliza deste órgão público para fazer o que mais gosta jogar, mesmo com todos os problemas da quadra não deixam de treinar. “Jogamos porque somos apaixonados pelo vôlei e não havendo outro lugar o jeito é usar o que temos”, diz Wendell.

O técnico de vôlei Wilsom da Silva Mello faz uma avaliação da qualidade da quadra como péssima sem qualidade e muito ruim, e afirma que já teve alunas que tiveram alguns ralados por conta dos buracos que não são poucos, e acrescenta que fez vários pedidos junto ao secretário de esporte para buscar soluções plausíveis, disse que “há muito tempo a quadra está em estado de abandono por parte dos órgãos públicos”.

O secretário da infraestrutura Gildesio Borges afirma que “foi feito algumas melhorias no local no mês de janeiro de 2012, como drenagem para tirar infiltração, pintura, e tampou as rachaduras mais não resolveu o problema e será feita uma reforma geral prevista para este ano, ou ano que vem.” As meninas do vôlei feminino esperam ansiosas para essa reforma. 

Destaca Ana Luísa do time feminino de vôlei: “E muito difícil jogar nas condições que a quadra se encontra, tem que prestar atenção na bola e nós buracos para não cair, por esses e outros esperamos urgentemente que seja feito alguma coisa por nós, que essa tão esperada reforma aconteça mesmo.” Que segundo o técnico vai melhorar bastante para as equipes, que usa esse espaço para os treinos diários.

De acordo com o secretário de Esporte Idelfonso Alves de Oliveira, que foi repassado para ele que a verba foi aprovada no valor de Cinquenta Mil reais, e tudo indica que a reforma vai sair, previsto ainda para este ano.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relese: Unemat se prepara para o VI Coloquio de jornalismo.



A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Regional de Alto Araguaia. Realizará entre os dias 23 á 26 de Maio de 2012. O VI Colóquio de jornalismo, que tem como tema: "Desafios do jornalismo na cobertura de Conflitos Sociais Contemporâneos." o evento será realizado no Anfiteatro da instituição.

O colóquio terá abertura no dia 23, com palestras, mesa de debates, com professores de jornalismo que discutirão sobre a importância de discutir a pauta no Brasil, e os movimentos sociais, conta ainda ao longo de todos os dias do evento, oficinas, e com equipes de estudantes que apresentarão eventos culturais, e vídeo de um minuto.  

O evento conta com ainda com novidades para esse ano, o 1º festival do Minuto que visa abordar a criatividade dos acadêmicos do Campus poderão participar com  a produção de cinematográfica apreendidas em sala de aula nas disciplinas de Telejornalismo, e Documentário. Serão realizadas oficinas e prática de Redação e Reportagem e Comunicação Alternativa Zine.

Contará ainda com a presença de palestrantes importantes na área de comunicação: com professor Rozinaldo Miani, da Universidade Estadual de Londrina, (UEL) pesquisador específico da área de comunicação e movimentos Sociais. e a jornalista Keka Werneck, assessora do MST, e representante do sindicato dos jornalistas em Cuiabá Estado de Mato Grosso, abordando como os jornalistas interpretam as dificuldades dos Conflitos Sociais e também o jornalista da Gazeta-Cuiabá Théo Menezes e o jornalista do Correio Varzeagrandense, Mario Camilo.

Os interessados á participar das oficinas, devem realizar suas inscrições no blog do evento, e o pagamento deve ser efetuado na coordenação do campus das 21 ás 22h até o dia 20 de maio e o valor das inscrições é de R$ 10,00 com participação em todas as oficinas, e 5,00 sem matricula nas oficinas. 

Para os acadêmicos interessados em participar do Festival do Minuto é gratuita e pode ser realizada até o dia 21 de maio no ato da entrega do vídeo, acompanhado do formulário de inscrição.

Fazem parte da organização do evento. Professor: Antonio Sardinha, professor Eduardo Medeiros, Professora Marli Barbosa e Professor doutor Danilo Perch e Professor Mestre Iuri Barbosa.

Para mais informações: sobre O VI Coloquio de Jornalismo
para mais informações sobre O  Festival do Minuto
Contato: Elângela Valentim Ramos Fraga.Email: elangelafraga@hotmail.com.br






Artigo: O novo código florestal teve mudanças, aprovadas no Senado.



imagens ilustrativa: Google.

No novo texto que foi aprovado do novo código florestal brasileiro no dia (25) pelos parlamentares, na Câmara foi muito criticado por uns e aceito por outros, com pontos defendidos por ruralistas, e o texto base foi aprovado com 274 votos a favor e 184 votos que foram contrários e duas obtenções.

O relator, deputado Paulo Piaui do PMDB, retirou pontos que segundo ele tornava o texto “ambientalista”, na visão dos ruralistas.

O texto não volta mais para o senado. Com a conclusão da votação da câmera, a proposta segue direto para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem o direito de voto, sendo na integra ou em partes.

O governo teve a principal vitória que foi a manutenção de um ponto aprovado no senado que previa a recomposição de mata nas margens de rios. Esse ponto é muito importante, para a preservação da natureza, que o homem deve cuidar das florestas e rios, usar sem degradar a natureza.

Após a aprovação ainda a muito se discute, para modificar ou retirar artigo. Um dos pontos que intriga a opinião dos parlamentares é a decisão do relator de retirar do texto as regras sobre as áreas de preservação permanente (APPs) em tornos de rios lagos.

A versão usada pelo Senado prevê ainda que, os rios com leito superiores a 10 metros, o reflorestamento de mata ciliar a ser recomposta deveria ter entre 15 á 100 metros de vegetação de vegetação. Essa recomposição e valido para quem desmatou até julho de 2008.

Com essa mudança apresentada pelo deputado Paulo Piau, o limite estabelecido para as áreas de preservação passa para ser determinado pelos estados e não pelo código.

Para o PV e o PT, ao rejeitar esse dispositivo, o relator reforçou a tese de que o congresso está transformando o Código Florestal em uma lei de consolidação de atividades agropecuárias ilegais, ou uma lei de anistia, o que contraria o governo.

Nesse novo Código exclui a orientação para que o Brasil se comprometesse com a preservação das florestas, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e com a integridade do sistema climático. 

E essa preocupação e educação pela preservação da natureza e necessário que todos nós brasileiros, temos consciência da preservação do Meio Ambiente. Garantindo assim uma melhor qualidade de vida, para nossos filhos e gerações futuras agradece.

Por:Elângela Fraga

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O VI Colóquio de jornalismo, contará com O 1º Festival do Minuto.


A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus regional de Alto Araguaia, realizará mais um evento, O VI Colóquio de jornalismo, Que será realizado do dia 23 a 25 de Maio de 2012, no anfiteatro da instituição. Com foco, diferenciado no dia 25 de Maio que será realizado O 1º Festival do Minuto aia que é direcionado a todos acadêmico e servidores da Universidade, com participação dos cursos de jornalismo, Letras e Computação.

O evento tem por objetivo, estimular a criatividade dos alunos e incentivar a produção cinematográfica, junto com os conhecimentos apreendidos em sala de aula, no curso de jornalismo ênfase nas disciplinas de telejornalismo e documentarismo.

Os organizadores do Festival do Minuto são os professores mestre Eduardo Medeiros, professor mestre Iuri Barbosa Gomes e professor mestre Vladimir Santafé.

Os candidatos que queira participar, as inscrições é gratuita e será feita no ato da entrega do vídeo, acompanhado do formulário de inscrição, preenchido e assinado pelo Participante. Deverá ser entregue, também no momento da inscrição, as fichas de autorização para divulgação do filme, e assinada por todos que colaboraram na elaboração, sendo uma autorização para cada pessoa. Lembrando que apenas responsável pela obra receberá a premiação.

Os participantes poderão usar vídeos gravados em 2012, sendo qualquer tipo de câmeras como webcam, máquina digital, celular e filmadora. Os vídeos devem ser entregues em formato de DVD e CD, nos formatos WMV/ AVI/ MP4, só e permitido dois vídeos por participantes. Com informações da obra, como nome do autor, tempo e duração do vídeo e trilha sonora, e devem ser entregue em mãos para um dos organizadores do evento.  

A entrega da obra e até 21 de Maio, e deverão ter a duração de um minuto, e poderão ser produzidas com ficção e não ficção, o tema e livre. Os vídeos devem ter no Maximo dez segundos para inserção de créditos do responsável. E não será permitido vídeo com imagens sensuais ou qualquer conteúdo que desrespeitam O Código Penal Brasileiro e a legislação vigente.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por professores do curso de jornalismo, que avaliará os seguintes critérios, criatividade, originalidade e aproveitamento da técnica utilizada. Será premiado em primeiro e segundo e terceiro colocado e os vídeos premiados ou não, será publicado no canal do Festival.

Por: Elãngela Fraga


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Segunda etapa do Cepcom inicia com lançamento do jornal impresso Correio Araguaiense.


Foi realizada nesta quarta-feira, (18) a segunda etapa do (CEPCOM). O Ciclo de Estudos e Prática em Comunicação e Mídia. O evento teve inicio por volta das 19h às 21h e foi realizado no Anfiteatro da Universidade de Alto Araguaia, com lançamento do jornal impresso Correio Araguaiense.

O evento tem como tema os “Desafios da produção jornalística no mercado local”, que foi coordenado pelos professores-Me. Antonio Sardinha e Me. Marli Barbosa. No lançamento do jornal impresso Correio Araguaiense administrado pelas jornalistas Keila do Carmo e Camila Inocência, formadas na (UNEMAT) Campus de Alto Araguaia, e a participação do jornalista Ivon Ribeiro, diretor do jornal on-line (Comtexto).

A palestrante Keila Diretora chefe do Jornal impresso do correio Araguaiense, apresenta sua equipe tem por meta fazer um jornal informativo e diferenciado, atendendo a região local e regional, com objetivos de informar a população com noticias de interesse público, esporte, economia entretenimento, política e outros. 

O jornal Correio Aaraguaiense segundo a jornalista “terá formato Tablóide de oito paginas, o jornal terá de começo 3.000 mil exemplares e será em sua primeira edição, distribuição gratuita.” Nas escolas, Unemat de Alto Araguaia, e outros órgãos públicos.

Durante a palestra foi discutida as dificuldades encontradas á cerca da prática jornalística na mídia local, o Jornalista Ivon Ribeiro, fala dessas dificuldades que enfrentou quando tinha o jornal impresso, teve grandes problemas por conta do aumento das mídias, e o custo do impresso e alto, se tornando mais oferta que procura.

O professor Me. Antonio Sardinha, fala da parte economicamente do jornal impresso é feito para quem ler o próprio jornal, deve pensar no jornal local a partir da demanda do leitor pela informação local. Que a globalização não e local.  

terça-feira, 27 de março de 2012

Blogs e Jornalismo na Internet


Nos últimos anos, a internet ganha força cada vez mais, pode observar um número crescente de acesso em pesquisas oferecidas pela internet, cresce também em grande escala, sites jornalísticos com disponibilização de informação, junto vem uma difusão e popularização dessa nova mídia, pela simplicidade do uso e sendo gratuita, permite a qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento de internet, possa estar acessando aos conteúdos, até a criação e distribuição de informação, destes blogs.

A cauda longa da abundancia de conteúdo, se da junto com crescimento de milhões de blogs, ressalta (ESTAB, 2006), “o numero de autores e leitores de blogs têm aumentado, assim como as fontes de informação”. Se tornando uma comunicação multilateral.

Nessa cauda longa de conteúdo as informações ficam disponibilizadas na rede, fotografia ganha força junto com notícias nos blogs, tornando mais real possível a informação que se caracterizam basicamente por textos ou postagens com fotos, assim a imagem ganha valor jornalístico, nós blogs e nos jornais on-line.

Os blogs passa produzir conteúdo de caráter jornalístico, gerando um ambiente de cumplicidade, entre as redes sociais e redes pessoais. E assim sendo fonte de informação, conhecimento através das novas práticas e tecnologias.

Essa potencialidade, Blogosfera não acarretam apenas em produção de conteúdos jornalísticos é também fonte de lazer, consulta e troca de informação com o público em geral. Você pode expressar uma idéia, um projeto, uma musica, e assim podendo a qualquer hora sua informação atinge milhares de pessoas.

Portanto essas inovações digitais e comunidades virtuais, se da à cauda longa que é disponibilizar o Maximo de conteúdo possível de todas as formas ajudarem as pessoas a encontrar seu produto.

A fotojornalismo que antes era apenas de uso de profissionais, depois da inovação digital, a fotografia passa ser importante para amadores, agregar valores a seus produtos. E peça importante, com aceitação em geral nós blogs, uma abundância de conteúdo, ocupando um espaço importante, em destaque na grande mídia crescente se consolidando com jornalismo cidadão na internet.

A web jornalismo se diferencia dos outros jornais convencionais pela rapidez, de acesso a informação, e a transformação digital da fotografia nos blogs cada vez mais jornalística.
           
Os blogs, e o crescimento dessa cauda longa, junto com jornalismo cidadão com formatos especificamente gerados para a internet, com tecnologias de alta velocidade de acesso. Circulam na Web uma explosão de fotos jornalísticas ou amadoras com o mesmo caráter informativo. Podemos citar segundo, Paulo Munhoz quatro tipo de flogs jornalísticos:
             
Blogs foto jornalísticos”, que e formado por uma grande quantidade de textos informativos, com uma ou no Maximo duas fotos. O mesmo acontecia na primeira fase da Web com os jornais on-line.

Fotologs fotojornalísticos”, esses blogs apresentam como verdadeira galeria de fotografia jornalística, pouco texto ou apenas um título contextualizando a foto.

Fotologs jornalísticos de clipagem”, onde a fotografia e apresentada também com o mínimo de texto escrito. E com uma seleção de fotografias jornalísticas buscada nos sites da internet. São chamados de fologs.

fotologs jornalísticos de discussão”, são os fotologs que apresentam uma boa quantidade de fotografias jornalísticas, funcionam como fórum de discussão entre profissionais da foto jornalística.

O foto jornalismo cidadão vem aumentando em numero de usuários com blogs, se tornando um mercado em alta, com algumas criticas por conta do mercado de nicho especifico na globosfera. Essa cauda longa de conteúdo de caráter informativo ou não, tem maior participação do cidadão.  


É necessário, que junto com avanço destas novas ferramentas encontradas na internet pelos usuários, que se planejem caminhos com formato privilegiado, quanto na forma de ver, como de fazer jornalismo tanto nas estruturas destas, quanto das praticas e cultura jornalísticas, que levam em conta a emergência e concretização do uso das tecnologias digitais para o envolvimento de seus usuários jornalismo, produzindo imagem de conteúdo jornalístico, e textos com credibilidade.







quarta-feira, 14 de março de 2012

Perfil

Jornalista do conexão Repórter: Francisco Roberto Cabrini. 


foto: ilustrativa
Francisco Roberto Cabrini, 52 anos nasceu em Piracicaba no dia 3 de outubro de 1960, formado em jornalismo, começou trabalhar na TV desde aos dezessete anos na rede Globo, foi contratado como o repórter mais jovens do telejornalismo, iniciando sua carreira como repórter esportivo.

Cabrini foi correspondente da rede Globo por oito anos, quatro em Londres e quatro em Nova York. Considerado uns dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigativo, ganhou premio como repórter investigativo,(Esso, APCA,Líbero Badaró, Imprensa, Tim Lopes e Vladimir Herzog). 

Roberto Cabrini, Cobriu seis guerras internacionais no Afeganistão, Iraque, Palestina, Comboja, Caxemira e Haiti, o jornalista hoje trabalha no SBT, onde é o editor-chefe e apresentador do programa Conexão Repórter, que vai ao ar todos as quinta-feiras a meia noite, com reportagens investigativas e denúncias, com muta seriedade ele mostra a realidade no Brasil e no mundo.

O jornalista tem uma careira de sucesso, trabalhou na TV Globo, Record, Bandeirantes e e atualmente no SBT. Em sua jornada de trabalho como repórter e Âncora,foi vencedor de  prêmios importante no telejornalismo como:

Melhor repórter da TV brasileira - Troféu imprensa de 1993 - (Prêmio recebido em 94- ano em que cobriu a morte de Ayrton Senna e descobriu o paradeiro do fugitivo Paulo César Farias). 

Melhor programa jornalístico (entrevista com Fernando Collor de Mello e documentário no Iraque)- Prêmio APCA de 1995.

Documentário " Investigando a Fraudadora do INSS" - vencedor do 1º Prêmio Previdência Social de jornalismo de 1998, 2010 Prêmio Esso de Telejornalismo "Sexo, Intrigas e Poder" (Investigando a Pedofilia na Igreja).

O Repórter Cabrini, em seu programa jornalistico, segundo ele "Mostramos o que ninguém mostra: as grandes reportagens investigativas, as revelações exclusivas, as o arrojo, a coragem de se aprofundar nos assuntos, a agilidade, as descobertas, a imagem inquietante, as perguntas que ninguém faz. Onde ninguém foi. Onde houver uma grande história, nós estaremos lá". 


Por: Elângela Fraga.
veja fotos de Roberto Cabrini
imagens do google.
         

quinta-feira, 8 de março de 2012

Duas Cauda Longa transforma jornalismo.

Grande parte dos avanços tecnológicos está no processo evolutivo da comunicação, conduzindo-se para uma maior democratização do saber da informação. A internet se tornou um dos meios de informação e do poder de comunicar.


A Internet cada vez mais, também avançam a procura por mídias sociais, e rede social on-line, que e rápido e de fácil acesso, havendo uma abrangência na propagação de conteúdo, na área de Comunicação Social/Jornalismo.

Podemos citar a pluralidade ao acesso a distribuição da notícia duas, caudas longas que estão se transformando o jornalismo, uma relaciona a troca de valores-notícias através do tempo; a outra ao crescente número de blogs. 

Os blogs para uns e apenas uma forma de jornalismo, se valendo das novas tecnologias, para outros a cauda longa é disponibilizar o máximo de conteúdo ou serviço on line, tudo se torna acessível para todos. E possível encontrar vários blogs formadores de opinião, com conteúdo jornalísticos.

Na Web Sites as  noticias ganham importância, a partir do que o público pensa sobre essas noticias as mais importantes são lidas primeiras, as notícias de relevância pode ser lidas à longo prazo, e possível escolher uma variedades de opções sites de noticias podendo acessar a qualquer hora sem pagar nada.

Com essas novas tendências das mídias sociais, os jornais do Estado de Mato Grosso, também se adequam as mudanças não trabalham apenas com jornal impresso, todos jornal ocupa o espaço na Web essas mudanças continua a fazer um jornalismo, com a mesma qualidade de conteúdo, assim possível a todos acessar os sites e se informar.   

Em Alto Araguaia há vários sites on-line, que são de fácil acesso, e importante para a nossa região que através deles e possível manter-se informado, mesmo sendo do interior, está informado com todo o estado através dos sites on-line.  


Podendo citar um deles: André da FM -online, por exemplo, traz noticias da  cidade, com conteúdo jornalísticos variados, e cobertura de eventos. Abre espaço para as pessoas deixarem comentário se quiser participar, e participar de Enquetes. 

A tendencia dessa nova mídia e crescer, Esse crescimento também se da ão fato das mudanças que vem ao longo das caudas longas. Que junto cresce a capacidade de cada jornalista, fazer o que gosta com credibilidade e  responsabilidade sempre.
Por: Elângela fraga. 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Professores e acadêmicos reúne para discutir sobre o Curso de Comunicação.


A reunião realizada na Universidade do Estado de Mato Grosso, (UNEMAT) Campus Regional de Alto Araguaia com professores e acadêmicos para discussões sobre os problemas da instituição. A reunião aconteceu na quarta-feira no anfiteatro às 19, horas e foi conduzido pelo coordenador do curso de Comunicação Social professor Romyr Condi Garcia.


O professor, citou três  principais questões do motivo da reunião: mudanças de Horário; eventos, e a organização do curso para esse ano.  começou a reunião esclarecendo a mudança do horário de aula que era cinco aula de 50 minutos, para quatro aula uma hora aula, destacou também que as quarta-feiras, as duas primeiras aulas serão destinadas aos eventos acadêmicos realizados na Universidade.

Durante a reunião foi formado uma comissão com objetivo de apresentar idéias, organizar novos eventos para que o curso tenha resultados satisfatórios. Faz parte dessa comissão: os Professores Lawrenberg Silva; Gibran Luiz, e os alunos: Reulliner Rodrigues; Guilherme Lustig; Aparecido Reis e Gisele alves.

O professor Romyr Conde aborda assuntos, sobre a situação do curso que não esta bem e a possível transferência do curso para outro campos,  por baixo índice nas inscrições do vestibular. Afirma ainda que diante dessas possibilidades, continuar com a mesma quantidade e qualidade de professores.
    
Ouça entrevista com professor: Condi  
Por: Elângela Fraga.