Segundo pesquisadores foram encontrados tesouros na Serra da Calçada, no dia 2 de novembro ultima quarta-feira. Em muros de pedras, canais de água, pinturas rupestres. Durante escavações feitas por expedição de pesquisadores á procura de um cemitério indígena que fica na divisa de Nova Lima e Brumadinho, na Região metropolitana de Belo Horizonte.
serra da calcada |
Segundo ambientalistas, a vegetação rasteira, que é conseqüente do fogo que atingiu a serra há pouco tempo, facilitou o acesso da expedição, em meio a matos e formações rochosas, cerca de dez cavidades foram encontradas. Em uma delas havia pinturas rupestres, que foram feitas há centenas de anos.
Outra descoberta feita pela expedição foram os extensos canais feitos de pedras, por africanos e indígenas para abastecer as lavras de ouro e os habitantes da serra. Segundo eles já conheciam alguns desses canais e ficaram impressionados com suas extensões.
Depois de duas horas de caminhada, os ambientalistas se deparam com um cercamento de pedras, que segundo eles aparentemente é um indícios que haja um cemitério na Serra da Calçada. E ressalta a necessidade de mais estudos para a comprovação.
A ambientalista Simone garante que, embora o cemitério não tenha sido localizado, o trabalho não foi em vão, fizeram descobertas que precisa ser estudadas com cautela, pretende acrescentar as descobertas ao dossiê que já foi entregue ao ministério publico, destacando as riquezas naturais e históricas.
Fonte e Foto: R7
Credito foto: Ilana Lansky
Nenhum comentário:
Postar um comentário