terça-feira, 22 de novembro de 2011

Unemat conta com a presença do empresário Carlos Alberto, em lancamento de Livro.

Carlos Alberto Barros de Castro

O empresário Carlos Alberto  Barros de Castro, no dia dezoito, sexta- feira, palestrou no anfiteatro no campos da Unemat  de Alto Araguaia, falou da emoção de retornar a cidade após  50 anos, apresentou a escritora Sonia Maria Barros Galvão, autora do livro Fragmentos da memoria  de uma família.

O empresário falou dos anos que morou em Alto Araguaia, estudou no Colégio Padre Carletti, onde hoje e o prédio da Unemat, acrescentou ainda que ficou muito feliz com os avanços que a cidade alcançou, uma delas a Universidade, que é muito importante para todos araguaienses e santaritenses.

Carlos Alberto de Castro, tem uma carreira de sucesso, formado em engenharia e pós graduado em administração, criou uma empresa na área de computação em 1970, que se expandiu no mercado, e um dos criadores da POLITEC. ( empresa de tecnologia da informação), hoje com aproximadamente 5.000 funcionários. 

Na palestra apresentou sua prima Sonia a autora do livro, Fragmentos da memoria  de uma família

Segundo a  escritora, o livro, tem objetivo de resgatar história da família e mostrar trajetória de Quinca Barros, "que veio da Bahia como ele veio, as receitas que ele trazia, os trajetos já programados até  chegar mineiros e Santa Rita onde estabeleceu residência, casou teve oito filhos, participou da Revolução Morbek. aqui morou até sua morte". 

O livro fala ainda segundo Sonia sobre, sua infância e adolescência, que foi maravilhosa, contou das festas e almoço de domingo na casa dos avós.

A autora, falou, da importância de trazer exemplares do livro para as bibliotecas municipais de Alto Araguaia e Santa Rita, porque conta um pouco da história das duas cidades, que muitos não conhece. o livro e de linguagem simples, baseado em anotações do comercio, família e fotos antigas.  

por: elangela fraga
Foto: Najela Daniele




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escola Carlos Hugueney, retrata semana da consciência negra, no pintando o sete.



Nesta sexta-feira a Escola Estadual Carlos Hugueney, conta com mais um evento, Pintando o sete, que traz o tema Consciência Negra. O evento só foi possível com a organização de todos, diretor, professores e alunos.

O projeto conta com apresentações de danças, comida típica da região preparada por alunas e alunos como: arroz com piquí, carne seca com abobora, e o famoso queijo cabacinha e também uma grande variedades de doces da região, podendo experimentar de todas as essas delícias.

Segundo Elisete Amador pereira, professora de história do ensino fundamental e médio, fala da importância do tema retratado em cartaz, e nos rostos e corpos pintados dos alunos, porque está semana recebe o nome semana da consciência negra, dedicado de reflexão da inserção do negro na sociedade brasileira.

O aluno Marcinho Santos participou do evento, mostrando seu talento com a dança Break. E não deixou de lembrar que esta semana e dedicada à consciência negra, acrescentou ainda, “devemos ter o dever de respeitar todos de igual para igual"

 texto e foto: Elângela

Ouça entrevista com a professora:Elisete

RESENHA CRÍTICA: A Rede Social.



A Rede Social”, um filme americano dramático do ano de 2010, direção de David Ficher, mostra a inteligência por parte de uns estudantes da universidade Harvard, o poder de ganhar bilhões de dólares em gênero de programação de computadores, sonhando em fazer revolução na área da informática, que irá mudar sua vida.

O universitário Mak Zuckerberg passa horas em seu computador, depois de levar um fora, cria um site, para vingar da ex-namorada, e coloca as fotos das garotas no site, para promover qual delas a mais gostosa da universidade, com a ajuda de seu amigo “Eduardo”, levando os computadores da a um colapso por conta dos acessos.  

Por conta dessa brincadeira, que gerou conseqüência por violar intencionalmente a segurança e os direitos autorais e privacidade individual. Depois de ter todas as atenções voltadas para o pretensioso Zuckerberg, detendo o credito pelo site, os irmãos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, usam as idéias do site para desenvolver outro site de relacionamento restrito com intuito de beneficiar a si próprios.

O filme tem diálogos rápidos dando idéia da agilidade, de garotos jovens, que procuram liberdade, muitas festas e bebidas.  A trilha sonora e super envolvente e acompanha o ritmo do filme com a agilidade de Mark, onde ele se encontra envolvido pelos seus talentos com a internet.

Novas idéias surgem, depois do convite dos irmãos desenvolverem novos site, e divulgar o clube pelo qual os irmãos pertenciam. Mas Mark deixa de trabalhar com os irmãos para desenvolver sua nova idéia, criar algo melhor, e consegue com ajuda financeira de Eduardo, eles dedicam o Maximo que pode, para que dar tudo certo, ambos embarcam nesse empreendimento que será grande sucesso. O Facebook.

Os irmãos passam a acusar Mark de roubar sua idéia. Sua paixão pelo projeto leva as ultimas conseqüências seu amigo Eduardo sente-se traído e afasta. Surge o facebook, o novo site de milhões de dólares, na versão americana, na genialidade Zuckerberg, um garoto solitário e intelectual, que revolucionou a internet como rede social.


sábado, 12 de novembro de 2011

Estudos sul-africanos recomendam que bebês durmam com as mães.




Muitos médicos recomendam que as mães não durmam com os bebês recém-nascidos, pelo risco de sufocamento. Nos Estados Unidos, foi a terceira maior causa de mortes infantis.  Mas de acordo com estudo sul-africano publicado na revista Biological Psychiatry, os bebês que não dormem em contato com a mãe ficam mais estressados e, com isso o sono e prejudico.

Os pesquisadores avaliaram o sono de 16 recém-nascidos com dois dias de vida por uma hora. Aparte deles dormiu próximo ao peito da mãe, e outros no mesmo quarto, mas em Moisés. Os cientistas mediram a variabilidade da freqüência cardíaca, método mais eficaz para medir os níveis de estresse.

Segundo Nils Bergman, co-autor do estudo, e preciso que o bebê tenha um sono cíclico, e a maioria dos bebês que dormiram separados da mãe não conseguiram ter esse tipo de sono, pois ficaram estressados.

De acordo com a Academia de Pediatria (APP), o problema não e ter contato com a mãe, que é bom para o sono da criança, mas sim as conseqüências do ato. A indicação feita por pesquisadores é que as mães que quiserem dormir com bebê devem pedir ajuda a enfermeiras para aprender como monitorar os mesmos durante a noite, que a passagem de ar da criança não fique abstraída.

texto e foto. UOL Noticias.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Infestação de insetos atrapalha as aulas na UNEMAT

Besouros na UNEMAT - Alto Araguaia

Infestação de insetos é incomodo na Universidade Assim que os períodos de chuva iniciam na região, os insetos tornam-se personagens indesejáveis no convívio social, uma vez que, em grande quantidade se aglomeram e incomodam a maioria das pessoas. Este ano, em Alto Araguaia, é a vez dos besouros interferirem de modo significativo nas residências, comércios e, até mesmo na Universidade.

Ao anoitecer os besouros saem de seus esconderijos e, por causa disto é que os alunos da UNEMAT sentem dificuldade em conviver com os insetos que voam e assustam a muitos alunos durante as aulas. "Tudo que é excessivo nos distraí. O fato destes besouros serem muitos é assustador e, com certeza atrapalham a dinâmica em sala de aula", explica a professora universitária Shirlene Rohr de Souza. 

Sâmela Patrícia

Acadêmica Sâmela Patrícia O medo na universidade passou a se tornar constante a partir do momento em que vários alunos e professores apresentaram queimaduras causadas por insetos pertencentes à família Coleoptera que, como forma de defesa libera um líquido ácido. "Para se locomover nos corredores está ficando difícil. Eu sou alérgica a picadas de inseto, já faz uma semana que fui atingida por um besouro e ainda estou com ferimento no braço", revela a acadêmica Sâmela Patrícia - 4ºsemestre de Comunicação Social.


João Paulo, farmacêutico e também acadêmico do 1ºsemestre de Letras, diz que há vários incidentes na cidade que envolve queimaduras de insetos e, até mesmo a entrada de besouros nos ouvidos de pacientes: "A situação tanto em crianças quanto em adultos é grave, pois se um besouro entrar no ouvido de uma pessoa pode ferir a membrana e, causar problemas no sistema auditivo". Com relação às queimaduras João Paulo aconselha: "Se acaso isto acontecer, o quanto antes, deve-se procura um hospital e seguir as orientações médicas para evitar agravantes".

Ouça aqui na íntegra a entrevista com Shirlene Rohr, professora universitária.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Sâmela Patrícia, acadêmica de Jornalismo.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com João Paulo, farmacêutico e acadêmico de Letras.


Turma do 5ºsemestre Comunicação Social/Jornalismo:
Cleidimar Martins
Elângela Valentim
Fabiana Pinheiro
Najla Santos
Rosana Dias
Sidney Mendes

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A procura de túmulos indígenas, expedição encontra tesouros.

Segundo pesquisadores foram encontrados tesouros na Serra da Calçada, no dia 2 de novembro ultima quarta-feira. Em muros de pedras, canais de água, pinturas rupestres. Durante escavações feitas por expedição de pesquisadores á procura de um cemitério indígena que fica na divisa de Nova Lima e Brumadinho, na Região metropolitana de Belo Horizonte.


serra da calçada
serra da calcada

Segundo ambientalistas, a vegetação rasteira, que é conseqüente do fogo que atingiu a serra há pouco tempo, facilitou o acesso da expedição, em meio a matos e formações rochosas, cerca de dez cavidades foram encontradas. Em uma delas havia pinturas rupestres, que foram feitas há centenas de anos.



Outra descoberta feita pela expedição foram os extensos canais feitos de pedras, por africanos e indígenas para abastecer as lavras de ouro e os habitantes da serra. Segundo eles já conheciam alguns desses canais e ficaram impressionados com suas extensões.


Depois de duas horas de caminhada, os ambientalistas se deparam com um cercamento de pedras, que segundo eles aparentemente é um indícios que haja um cemitério na Serra da Calçada. E ressalta a necessidade de mais estudos para a comprovação.

A ambientalista Simone garante que, embora o cemitério não tenha sido localizado, o trabalho não foi em vão, fizeram descobertas que precisa ser estudadas com cautela, pretende acrescentar as descobertas ao dossiê que já foi entregue ao ministério publico, destacando as riquezas naturais e históricas.



Fonte e Foto: R7
Credito foto: Ilana Lansky