terça-feira, 27 de março de 2012

Blogs e Jornalismo na Internet


Nos últimos anos, a internet ganha força cada vez mais, pode observar um número crescente de acesso em pesquisas oferecidas pela internet, cresce também em grande escala, sites jornalísticos com disponibilização de informação, junto vem uma difusão e popularização dessa nova mídia, pela simplicidade do uso e sendo gratuita, permite a qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento de internet, possa estar acessando aos conteúdos, até a criação e distribuição de informação, destes blogs.

A cauda longa da abundancia de conteúdo, se da junto com crescimento de milhões de blogs, ressalta (ESTAB, 2006), “o numero de autores e leitores de blogs têm aumentado, assim como as fontes de informação”. Se tornando uma comunicação multilateral.

Nessa cauda longa de conteúdo as informações ficam disponibilizadas na rede, fotografia ganha força junto com notícias nos blogs, tornando mais real possível a informação que se caracterizam basicamente por textos ou postagens com fotos, assim a imagem ganha valor jornalístico, nós blogs e nos jornais on-line.

Os blogs passa produzir conteúdo de caráter jornalístico, gerando um ambiente de cumplicidade, entre as redes sociais e redes pessoais. E assim sendo fonte de informação, conhecimento através das novas práticas e tecnologias.

Essa potencialidade, Blogosfera não acarretam apenas em produção de conteúdos jornalísticos é também fonte de lazer, consulta e troca de informação com o público em geral. Você pode expressar uma idéia, um projeto, uma musica, e assim podendo a qualquer hora sua informação atinge milhares de pessoas.

Portanto essas inovações digitais e comunidades virtuais, se da à cauda longa que é disponibilizar o Maximo de conteúdo possível de todas as formas ajudarem as pessoas a encontrar seu produto.

A fotojornalismo que antes era apenas de uso de profissionais, depois da inovação digital, a fotografia passa ser importante para amadores, agregar valores a seus produtos. E peça importante, com aceitação em geral nós blogs, uma abundância de conteúdo, ocupando um espaço importante, em destaque na grande mídia crescente se consolidando com jornalismo cidadão na internet.

A web jornalismo se diferencia dos outros jornais convencionais pela rapidez, de acesso a informação, e a transformação digital da fotografia nos blogs cada vez mais jornalística.
           
Os blogs, e o crescimento dessa cauda longa, junto com jornalismo cidadão com formatos especificamente gerados para a internet, com tecnologias de alta velocidade de acesso. Circulam na Web uma explosão de fotos jornalísticas ou amadoras com o mesmo caráter informativo. Podemos citar segundo, Paulo Munhoz quatro tipo de flogs jornalísticos:
             
Blogs foto jornalísticos”, que e formado por uma grande quantidade de textos informativos, com uma ou no Maximo duas fotos. O mesmo acontecia na primeira fase da Web com os jornais on-line.

Fotologs fotojornalísticos”, esses blogs apresentam como verdadeira galeria de fotografia jornalística, pouco texto ou apenas um título contextualizando a foto.

Fotologs jornalísticos de clipagem”, onde a fotografia e apresentada também com o mínimo de texto escrito. E com uma seleção de fotografias jornalísticas buscada nos sites da internet. São chamados de fologs.

fotologs jornalísticos de discussão”, são os fotologs que apresentam uma boa quantidade de fotografias jornalísticas, funcionam como fórum de discussão entre profissionais da foto jornalística.

O foto jornalismo cidadão vem aumentando em numero de usuários com blogs, se tornando um mercado em alta, com algumas criticas por conta do mercado de nicho especifico na globosfera. Essa cauda longa de conteúdo de caráter informativo ou não, tem maior participação do cidadão.  


É necessário, que junto com avanço destas novas ferramentas encontradas na internet pelos usuários, que se planejem caminhos com formato privilegiado, quanto na forma de ver, como de fazer jornalismo tanto nas estruturas destas, quanto das praticas e cultura jornalísticas, que levam em conta a emergência e concretização do uso das tecnologias digitais para o envolvimento de seus usuários jornalismo, produzindo imagem de conteúdo jornalístico, e textos com credibilidade.







quarta-feira, 14 de março de 2012

Perfil

Jornalista do conexão Repórter: Francisco Roberto Cabrini. 


foto: ilustrativa
Francisco Roberto Cabrini, 52 anos nasceu em Piracicaba no dia 3 de outubro de 1960, formado em jornalismo, começou trabalhar na TV desde aos dezessete anos na rede Globo, foi contratado como o repórter mais jovens do telejornalismo, iniciando sua carreira como repórter esportivo.

Cabrini foi correspondente da rede Globo por oito anos, quatro em Londres e quatro em Nova York. Considerado uns dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigativo, ganhou premio como repórter investigativo,(Esso, APCA,Líbero Badaró, Imprensa, Tim Lopes e Vladimir Herzog). 

Roberto Cabrini, Cobriu seis guerras internacionais no Afeganistão, Iraque, Palestina, Comboja, Caxemira e Haiti, o jornalista hoje trabalha no SBT, onde é o editor-chefe e apresentador do programa Conexão Repórter, que vai ao ar todos as quinta-feiras a meia noite, com reportagens investigativas e denúncias, com muta seriedade ele mostra a realidade no Brasil e no mundo.

O jornalista tem uma careira de sucesso, trabalhou na TV Globo, Record, Bandeirantes e e atualmente no SBT. Em sua jornada de trabalho como repórter e Âncora,foi vencedor de  prêmios importante no telejornalismo como:

Melhor repórter da TV brasileira - Troféu imprensa de 1993 - (Prêmio recebido em 94- ano em que cobriu a morte de Ayrton Senna e descobriu o paradeiro do fugitivo Paulo César Farias). 

Melhor programa jornalístico (entrevista com Fernando Collor de Mello e documentário no Iraque)- Prêmio APCA de 1995.

Documentário " Investigando a Fraudadora do INSS" - vencedor do 1º Prêmio Previdência Social de jornalismo de 1998, 2010 Prêmio Esso de Telejornalismo "Sexo, Intrigas e Poder" (Investigando a Pedofilia na Igreja).

O Repórter Cabrini, em seu programa jornalistico, segundo ele "Mostramos o que ninguém mostra: as grandes reportagens investigativas, as revelações exclusivas, as o arrojo, a coragem de se aprofundar nos assuntos, a agilidade, as descobertas, a imagem inquietante, as perguntas que ninguém faz. Onde ninguém foi. Onde houver uma grande história, nós estaremos lá". 


Por: Elângela Fraga.
veja fotos de Roberto Cabrini
imagens do google.
         

quinta-feira, 8 de março de 2012

Duas Cauda Longa transforma jornalismo.

Grande parte dos avanços tecnológicos está no processo evolutivo da comunicação, conduzindo-se para uma maior democratização do saber da informação. A internet se tornou um dos meios de informação e do poder de comunicar.


A Internet cada vez mais, também avançam a procura por mídias sociais, e rede social on-line, que e rápido e de fácil acesso, havendo uma abrangência na propagação de conteúdo, na área de Comunicação Social/Jornalismo.

Podemos citar a pluralidade ao acesso a distribuição da notícia duas, caudas longas que estão se transformando o jornalismo, uma relaciona a troca de valores-notícias através do tempo; a outra ao crescente número de blogs. 

Os blogs para uns e apenas uma forma de jornalismo, se valendo das novas tecnologias, para outros a cauda longa é disponibilizar o máximo de conteúdo ou serviço on line, tudo se torna acessível para todos. E possível encontrar vários blogs formadores de opinião, com conteúdo jornalísticos.

Na Web Sites as  noticias ganham importância, a partir do que o público pensa sobre essas noticias as mais importantes são lidas primeiras, as notícias de relevância pode ser lidas à longo prazo, e possível escolher uma variedades de opções sites de noticias podendo acessar a qualquer hora sem pagar nada.

Com essas novas tendências das mídias sociais, os jornais do Estado de Mato Grosso, também se adequam as mudanças não trabalham apenas com jornal impresso, todos jornal ocupa o espaço na Web essas mudanças continua a fazer um jornalismo, com a mesma qualidade de conteúdo, assim possível a todos acessar os sites e se informar.   

Em Alto Araguaia há vários sites on-line, que são de fácil acesso, e importante para a nossa região que através deles e possível manter-se informado, mesmo sendo do interior, está informado com todo o estado através dos sites on-line.  


Podendo citar um deles: André da FM -online, por exemplo, traz noticias da  cidade, com conteúdo jornalísticos variados, e cobertura de eventos. Abre espaço para as pessoas deixarem comentário se quiser participar, e participar de Enquetes. 

A tendencia dessa nova mídia e crescer, Esse crescimento também se da ão fato das mudanças que vem ao longo das caudas longas. Que junto cresce a capacidade de cada jornalista, fazer o que gosta com credibilidade e  responsabilidade sempre.
Por: Elângela fraga.